Resultados do Brasil
A Pesquisa Global de Gestão de Riscos da Aon, visa analisar a postura de líderes empresariais em relação aos riscos e à sua gestão. Os entrevistados no Brasil destacaram que os desafios organizacionais estão cada vez mais entrelaçados com outros temas: além dos tradicionais riscos comerciais e de segurança, agora se deparam também com riscos climáticos, que criam novos cenários desafiadores para os negócios.
Os 10 principais riscos que as organizações brasileiras estão enfrentando agora
Enquanto na América Latina os ataques cibernéticos e a violação de dados despontam como um dos principais riscos notados pelos entrevistados, no Brasil o cenário é outro. Devido à crise climática que afeta diretamente a produção do país, riscos mais latentes como o preço de commodities, a escassez de materiais e os riscos ambientais são os que mais preocupam os empresários brasileiros.
Por outro lado, a interrupção dos negócios continua sendo um risco compartilhado entre todos os países latino-americanos, associado à desaceleração econômica e às falhas na cadeia de suprimentos e distribuição.
- Interrupção de negócios
- Risco de preço de commodity/escassez de materiais
- Risco ambiental
- Falha na cadeia de suprimentos ou distribuição
- Desaceleração econômica/recuperação lenta
- Danos à propriedade
- Danos à reputação/marca
- Variação da taxa de câmbio
- Mudanças regulatórias/legislativas
- Ataques cibernéticos/violação de dados