Mapas de Risco 2018
Os Mapas de Risco da Aon, que abordam Risco Político, Terrorismo e Violência Política e são elaborados em parceria com a Continuum Economics e o The Risk Advisory Group, apontaram que este ano há a maior probabilidade de novos conflitos entre estados desde a Guerra Fria.
Os principais temas do estudo incluem:
Violência Política: a probabilidade de conflitos entre estados, envolvendo até mesmo grandes potências, é a maior desde o fim da Guerra Fria. A crescente competição geopolítica e a liderança frágil na diplomacia internacional contribuíram para o aumento dos riscos de conflito armado.
Terrorismo: em 2017, houve o dobro de ataques terroristas nos países ocidentais, somando 204 no total, enquanto que em 2016 o número chegou a 96, embora o montante de vítimas tenha sido similar. Além disso, várias zonas de guerra ainda são consideradas como “incubadoras” do terrorismo internacional, mesmo que a ameaça global do Estado Islâmico pareça estar diminuindo.
Risco Político: no ano passado, o risco político aumentou em 11 países, com o enfraquecimento da condição fiscal decorrente de mudanças climáticas ou impacto dos preços das commodities, aumentando o risco da violência política e ruptura das cadeias de suprimento.
O portal interativo destaca as áreas de melhoria de risco político ou deterioração internacionalmente. Além disso, permite segmentar específicos riscos, territórios e períodos de tempo, proporcionando uma visão abrangente e compreensão do impacto dos riscos políticos sobre a economia global.
No atual momento geopolítico e econômico, as organizações precisam ter uma visão compreensiva de alto nível de sua exposição ao risco político de mercados emergentes. É importante planejar para o futuro e desenvolver estratégias que sejam relevantes para os tipos e graus do risco-país.
Acesse o Portal >